4º DOMINGO DE PÁSCOA (15/05/2011)
Jo 10, 1-10.
“Eu vim para que todos tenham a vida e a tenham em abundância”
O texto de hoje manifesta claramente o ambiente pastoril da Palestina no tempo de Jesus. Os versículos estão carregados de imagens tiradas da vida dos pastores, nas montanhas de Judéia, imagens rurais que talvez sejam difíceis de serem bem compreendidas no ambiente urbano de hoje. Porém, a mensagem básica permanece clara, e é de valor perene.
O Pe. Jorge Fernandes chegou ao Brasil no início de maio e dia 9 de maio visitou o Distrito de Curitiba e São José dos Pinhais.
O Pe. Jorge Fernandes chegou ao Brasil no início de maio e dia 9 de maio visitou o Distrito de Curitiba e São José dos Pinhais. O encontro aconteceu na Paróquia São Cristóvão em São José dos Pinhais.
Objetivo da visita é realizar nos distritos da província um trabalho preliminar em preparação ao Capítulo Geral ano que vem.
Este ano o retiro da província é programado para os dias 23-27 de maio de 2011. O pregador do retiro será o Pe. Jorge Fernandes SVD que foi o diretor do Nemi e agora está se integrando a província de Portugal.
Uma vez que realizado o trabalho em distritos, o Pe. Jorge culminará seus trabalhos com o retiro da província. Portanto é importante que todos os confrades estejam presentes neste retiro para criar o ambiente de comunhão entre nós.
3º DOMINGO DE PÁSCOA (08/05/2011)
Lc 24, 13-35
“Reconheceram Jesus quando ele repartiu o pão”
Talvez um dos relatos mais conhecidos de Lucas seja a história dos dois discípulos na estrada de Emaús. Aqui temos o retrato das comunidades lucanas pelo ano 85 - vacilando na fé, descrentes, desanimadas, sem sentir a presença do Ressuscitado. Lucas procura reanimar o seu pessoal, mostrando que eles não estão abandonados - muito pelo contrário, estão caminhando contando com a presença do Senhor que venceu a morte.
Esta história pode nos ajudar bastante hoje, pois nos indica como devemos usar a Bíblia para animar a nossa caminhada. Jesus é o mestre da Bíblia, e aqui ele ensina como aproveitar a Escritura para iluminar os problemas práticas da nossa caminhada, e nos dar coragem na nossa missão de evangelizadores.
O que temos aqui é realmente um pequeno drama em cinco atos - um drama que nos mostra a pedagogia de Jesus. Vejamos mais de perto:
Diocese de Guarapuava comemora o centenário de nascimento do seu primeiro bispo
A diocese de Guarapuava (PR) preparou uma programação especial para comemorar o centenário de nascimento do seu primeiro bispo, dom Frederico Helmel,da Congregação do Verbo Divino, nascido em 02 de maio de 1911, na Áustria.
Uma edição especial do Jornal “A Igreja na Diocese de Guarapuava”, sobre dom Frederico, está circulando no final deste mês de abril. Na Rádio Cultura, emissora pertencente à diocese será veiculada entrevistas com pessoas que conviveram com o bispo no período em que ele esteve frente à diocese, de 1966 a 1986.
Os guarapuavanos homenagearam o seu primeiro Bispo
Os guarapuavanos homenagearam o seu primeiro bispo através de seus representantes na Câmara de Vereadores, na noite de sexta-feira, dia 29 de Abril. A sessão solene lembrou o centenário de nascimento de Dom Frederico Helmel, que nasceu no dia 2 de maio de 1911.
2º DOMINGO DA PÁSCOA (01/05/2011)
Jo 20, 19-31
“A Paz Esteja Com Vocês”
No texto anterior ao de hoje, a Maria Madalena traz a notícia da Ressurreição aos discípulos incrédulos. Agora é o próprio Jesus que aparece a eles. Não há reprovação nem queixa nas suas palavras, apesar da infidelidade de todos eles, mas somente a alegria e a paz que já tinha prometido no ultimo discurso. Duas vezes Jesus proclama o seu desejo para a comunidade dos seus discípulos – “A paz esteja com vocês”. O nosso termo “paz” procura traduzir – embora de uma maneira inadequada – o termo hebraico “Shalom!”, que é muito mais do que “paz” conforme o nosso mundo a compreende. O “Shalom” é a paz que vem da presença de Deus, da justiça do Reino. O SHALOM pode ser definido como “o bem-estar total para todos/as” - é tudo que Deus deseja para os seus filhos e filhas. Não pode existir sem fraternidade, solidariedade e justiça social em todos os níveis. Jesus não promete a paz do comodismo, mas, pelo contrário, envia os seus discípulos na missão árdua em favor do Reino, mas promete o shalôm, pois ele nunca abandonará quem procura viver na fidelidade ao projeto de Deus.