Avenida Gramado, 4111
Jardim Três Bandeiras
Tel/Fax.: (0xx45) 3526- 3318
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
85851-110 FOZ DO IGUAÇU-PR
Pe. Paulos K. Tolang, Pároco
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Histórico da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Foz do Iguaçu.

No início da década dos anos oitenta, começaram surgir os primeiros moradores no bairro Jardim Nacional, entre os quais João Monteiro da Silva e Justina Salete Meyer da Silva, sua esposa. A eles se uniram o Sr. Jacó e Dona Izabel Maran, que frequentavam a capela do Portal da Foz. Estas famílias resolveram organizar um grupo de novena de Natal, que atraiu muita gente e alguns ministros da Eucaristia. João e Izabel convidaram, então, o Pe. José Dalla Gasperina, residente na Cúria, para celebrar missas nas casas de família.         
A população foi aumentando, e Dna. Izabel Maran reservou uma área maior em sua casa, onde passaram a ser celebradas as missas e os batizados. Mas, por sua vez, também este local tornou-se pequeno e, então, a comunidade começou a se reunir num campo de futebol existente no bairro.
Ao ser demarcada a área técnica no Bairro Três Bandeiras, a Prefeitura reservou, em sistema de comodato, por 100 anos, três lotes para a igreja, e lá foi construída a primeira capela de madeira. Dna. Izabel Maran doou as tábuas, e o Sr. Pedro da Silva assumiu a presidência da comunidade e levou adiante a construção. Com o passar do tempo, a minúscula capela se tornou insuficiente e foi preciso aumentá-la, ocupando o espaço que sobrava atrás dela. Porém, com a reforma, a igreja se tornou um corredor longo e estreito, quase totalmente ocupado pelos bancos e cadeiras.
Diante destes inconvenientes, a comunidade resolveu construir um pavilhão de material, onde era celebrado o culto e se realizavam as festas populares. Não havendo escola no bairro, para evitar que as crianças se deslocassem até o colégio Olimpio Rafagnin no parque Imperatriz, de dia, o pavilhão funcionava como escola para as crianças do primário e, de noite, como lugar de encontros e de orações. No final da semana o salão servia para a missa e os batizados. Foi nesta época que a comunidade escolheu Nossa Senhora de Fátima como padroeira da capela.
Em setembro de 1996, teve início a construção da espaçosa igreja de alvenaria. Após receber a cobertura, o local era utilizado ao mesmo tempo para as festas populares e para as celebrações religiosas.
Em novembro de 2007, a comunidade N. Sra. de Fátima teve Missões Populares, pregadas pelos Freis Capuchinhos. O evento trouxe de volta à Igreja tanta gente que se tinha afastado que, no final das Missões, os missionários chegaram a prever e a anunciar como próxima a criação da paróquia.
Nesta época, o Pe. Tomás Huges,SVD, de visita à cidade de Medianeira, fez saber ao Bispo que a Congregação do Verbo Divino, cuja presença se reduzira à ex catedral São João Batista, se dispunha a assumir outra paróquia na Diocese. Dom Laurindo Guizzardi,  consultou, então,  o presidente da Comunidade, Sr. Ivo Damian e, em dezembro de 2007, reuniu o povo, para uma consulta sobre a viabilidade do projeto. Estavam presentes - como representante da Congregação -  o Pe.Willibrordus Wedho,SVD, e - como responsável da paróquia de Três Lagoas, à qual pertencia a capela N. Sra. de Fátima, o Pe. Levino Antonio Camilo, SJ.
A comunidade, liderada pelos  Srs. Oliveira dos Santos Sobral, Clair Borges,  Roberlei Lauschner, Gessani da Silva e a senhora Vanderléia Fátima Nicolay Ramos, deixou claro que estava disposta a assumir o desafio.  A partir desta data, de acordo com o Bispo e os sacerdotes, a diretoria envolveu as comunidades que comporiam a futura paróquia, encaminhou os preparativos e organizou a festa de instalação. O Padre Willibrordus Wedho,SVD, se colocou à disposição para acompanhar os preparativos e, assim, num espaço muito breve, a comunidade deixou tudo pronto para a festa de inauguração.
A paróquia foi erigida no dia 18 de maio de 2008. Uma carreata, acompanhada pelos padres e pelo Bispo,  trouxe a imagem da Padroeira a partir da comunidade Nossa Senhora da Rosa Mística, à Av. Américo Sarsdelli, até o posto de gasolina na Avenida Nacional. De lá, uma devota procissão, integrada pelas comunidades carregando seus padroeiros, se dirigiu a pé até a igreja matriz.
Assim, em clima de fé e de júbilo, o indiano Pe.Vincent Chinnnaiyan Adaikkalasamy, SVD, tomou posse como primeiro pároco da nova paróquia N. Sra. de Fátima. No fim de 2010, com a saída do Pe. Wilibrordus de Foz do Iguaçu para Curitiba, ele foi transferido para a paróquia São João Batista e então assumiu, como segundo pároco, o indonesiano Pe. Paulus Koko Tolang, SVD.