+ Pe. Paulo Bubniak SVD

(24/04/1940 – 31/03/2010)

Como aconteceu:

No dia 31 de março como sempre Pe. Paulo e eu fizemos a nossa oração da manha e depois celebramos a nossa Eucaristia. Logo após o nosso café da manha cada um de nós se dirigiu para cumprir seus deveres. Eu mesmo fui à faculdade para dar as aulas e voltei para casa às 11:15 da manhã.

O almoço da casa era ao meio dia onde estava o Pe. Zenon e nós três conversamos sobre diversos assuntos inclusive contamos algumas piadas. Na casa central terá  uma reunião dos Superiores do distrito no dia 05 e 06 de abril, para esse encontro precisou fazer algumas compras. Assim o Pe. Paulo saiu da casa às 14:30 horas ao supermercado. Conforme as notas da compra, percebemos que ele tinha ido para Wal-Mart na Avenida das Torres.

Depois das compras no supermercado, Pe. Paulo voltou para o centro da cidade, parece-me que ele queria  realizar mais algumas compras em outro mercado. Para tal finalidade ele parou seu carro em um Estacionamento (Car Park) e estava caminhando no acostamento em direção ao mercado (não poderei dizer qual seria o mercado, talvez Balaroti que se encontrava na esquina). Durante esse período ele sentiu uma dor muito forte na região do peito e também a necessidade de usar o banheiro. Para isso ele bateu na porta de uma casa e logo que ele entrou dentro caiu no corredor da casa. Já era o fim. A família pediu o socorro para SAMU e a equipe ajudou animar Paulo, mas não adiantava mais.

O Pe. Paulo tinha consigo sua carteira, dinheiro e celular e com isso a equipe de SAMU conseguiu nos localizar e fui de pressa ao local. Observei o rosto do Paulo caído no chão era transfigurado totalmente. Deu para entender que foi uma parada cardíaca violenta. Fizemos os encaminhamentos a IML e procedimentos posteriores.  Ele partiu exatamente às 16:18 e partiu trabalhando.

Na mesma noite depois da liberação do IML o corpo de Pe. Paulo foi transladado para Rio Azul, sua terra natal onde celebramos a missa de corpo presente às 15 horas,  no dia da instituição da Eucaristia. Os parentes, amigos e confrades estiveram presentes para homenageá-lo. 

A princípio Pe. Paulo nunca apresentou problemas de doença a não ser alguns problemas nervos ciáticos. Portanto, foi um choque muito grande aos confrades da província e ele deixou uma lacuna muito grande para nós. Lembramos sua simplicidade, dedicação e amor a Congregação. Pe. Paulo sempre foi um homem de oração e de testemunho para nós.

Pe. Paulo descanse em paz.

Clique aqui e veja as fotos do enterro

BIOGRAFIA DO PADRE PAULO BUBNIAK

Pe. Paulo Bubniak, nasceu no dia 24 de abril de 1940, em Rio Azul, como sexto filho numa família numerosa de 16 filhos de Leopoldo e Maria Bubniak. Entre os quais 2 falecidos pequenos. A família Bubniak teve uma formação muito profunda na fé católica. Paulo Bubniak terminou seu primário em Rio Azul e depois foi para o Seminário do Verbo Divino em Ponta Grossa, onde fez o Ginásio.  Concluiu o segundo grau no seminário de Santo Amaro em São Paulo onde também fez a filosofia e teologia conforme exige a formação sacerdotal.

Sendo acompanhado pelos diversos formadores, Pe. Paulo fez seus primeiros votos religiosos no dia 2 de fevereiro de 1960 e os votos perpétuos no dia 2 de fevereiro de 1966 quando se tornou definitivamente missionário do Verbo Divino. Sua ordenação foi no dia 9 de julho de 1967 aqui em Rio Azul, pelas mãos de Dom. Frederico Helmel, SVD então o Bispo da diocese de Guarapuava.

As atividades que o Pe. Paulo exerceu como missionário foram:

  1. Educador, Professor e ecônomo no Seminário de Toledo – Pr
  2. Ecônomo no Seminário de Ponta Grossa – PR
  3. Administrador no Mato Grosso do Sul onde também auxiliou na paróquia de Eldorado.
  4. Em 1997 assumiu como pároco a paróquia Bom Jesus em São José dos Pinhais – PR e no mesmo ano foi chamado para ser o Reitor do Seminário de Ponta Grossa –PR.
  5. Em 2001 o Paulo Bubniak ele assumiu a responsabilidade como Superior Provincial e permaneceu nesse trabalho até 2007.
  6. Por fim, em 2008 ele foi escolhido a ser Administrador da nossa província que exerceu esse cargo até o momento do seu falecimento.