A diocese de Guarapuava (PR) preparou uma programação especial para comemorar o centenário de nascimento do seu primeiro bispo, dom Frederico Helmel,da Congregação do Verbo Divino,  nascido em 02 de maio de 1911, na Áustria.

Uma edição especial do Jornal “A Igreja na Diocese de Guarapuava”, sobre dom Frederico, está circulando no final deste mês de abril. Na Rádio Cultura, emissora pertencente à diocese será veiculada entrevistas com pessoas que conviveram com o bispo no período em que ele esteve frente à diocese, de 1966 a 1986.

 

A Câmara Municipal realizou também, no dia 29, uma sessão solene e, um Projeto de Lei pretende dar o nome de dom Frederico a um bairro de Guarapuava, tramita no legislativo.

No dia 02 de maio houve uma celebração especial na Catedral Nossa Senhora de Belém e em seguida, no Centro de Artes, local de exposições no município, foi aberta para a população uma mostra com documentos, fotografias e alguns materiais que pertenceram a dom Frederico.

Foi  uma celebração bastante participativa, com a presença do dois bispo diocesanos” D. Antonio Wagner da Silva, D. Giovanni Zerbini bispo emérito, grande número de sacerdotes da diocese, religiosos e religiosas , numerosos fiéis, foi  ressaltado o dinamismo e vida deste grande missionário  da Congregação do Verbo Divino. Seu lema : Charitas Christi urget nos(O amor de Cristo nos impulsiona)2Cor.5,14, foi sua “plataforma” de trabalho pastoral.Foi um ardoroso pastor, amigo dos pobres e necessitados. Muitas obras, tanto materiais como sociais foram realizados durante seus 20 anos em que esteve à frente da diocese de Guarapuava.

O corpo do bispo, falecido em 12 de setembro de 1993, está sepultado na Catedral de Guarapuava.