UMA VIDA DOADA PARA A MISSÃO Às 06h deste domingo, 29 de outubro de 2017, faleceu nosso confrade, Irmão Henrique Volkers,svd. Ele estava internado no Hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa-PR, cidade na qual trabalhou por décadas. O religioso tinha 98 anos de idade e estava na Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD) desde 1946.
Ir Henrique Volkers, SVD, nasceu no dia 10 de fevereiro de 1919. Natural de Biriricas, Espírito Santo. Ir. Henrique dedicou mais de 70 anos à vida religiosa como Verbita. Ingressou no Juvenato, em Santa Isabel - ES, na Congregação dos Missionários do Verbo Divino, ainda muito novo, quando era apenas um menino em 1931.
Realizou os primeiros estudos e o Postulantado em Antônio Carlos, MG, em 1940, e o Noviciado em São Paulo, no ano seguinte. Professou os primeiros votos,  e a sua Consagração Definitiva foi em janeiro de 1946, em Santo Amaro-SP. Depois assumiu muitas responsabilidades em diferentes estados e lugares. Em 1948 foi para Araraquara - SP. Em 1951 esteve em Santo Amaro - SP.

Em 1952 foi transferido para Ponta Grossa, para tomar conta da cozinha, juntamente  com o Ir Cristóvão, svd,  permanecendo de maio de 1953 até 1973. Depois foi transferido para Apiúna - SC. Em 1976 foi transferido para Carazinho, RS. Em 1977, voltou para Ponta Grossa -  PR. Em 1978, a pedido do Pe. Elírio, provincial, foi para Toledo - PR, onde permaneceu até o ano de 2012.
Pela vida de exemplo que Irmão Henrique levou, podemos dizer que os Irmãos verbitas têm mais um intercessor lá no céu. O amor fraterno se concretiza na Igreja e na vida dos religiosos, consagrados como Irmãos, através de numerosos serviços: educar, curar os doentes, assistir os encarcerados, acolher os pequenos, na Catequese, desenvolver determinados trabalhos manuais, etc. Irmão Henrique realizou muitos destes serviços, em lugares diferentes, com muito amor e dedicação. Deixou muitos amigos e saudades por onde ele passou. Um homem dedicado, disciplinado, de muita oração e esforço. Sempre teve histórias da vida para contar e lembranças para partilhar.
Regressando para Ponta Grossa, ficou até o momento de sua última transferência para a casa do Pai,  no dia 29 de outubro de 2017. Ir Henrique Volkers, uma vida doada em missão. Podemos dizer, tranquilamente, que Irmão Henrique foi um missionário que soube viver a vida religiosa, pois, viveu o que o Evangelho nos ensina. Amou a Deus de todo coração e amou, sem sombra de dúvidas, o próximo. Que Deus Uno e Trino, na sua infinita misericórdia acolha nosso querido e alegre Ir Henrique Volkers, svd.
O sepultamento do Ir. Henrique aconteceu às 10h desta segunda-feira, dia 30 de outubro de 2017, no Cemitério Municipal de Ponta Grossa. Às 09h foi celebrada a Missa de corpo presente e o rito de encomendação. A celebração se realizou na capela da Comunidade da Casa Missionária, situada à Rua Júlia da Costa, 505, em Ponta Grossa-PR. Todos que conheceram e conviveram com Irmão Henrique, foram contagiados pela sua alegria e espírito de serviço. Descanse em Paz!

MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO, PROVÍNCIA BRASIL-SUL