O CAIM DE SARAMAGO E A VIOLÊNCIA NA BÍBLIA

Maria Clara Lucchetti Bingemer
É na história primitiva que podemos encontrar o início da trajetória da violência na Bíblia e mais diretamente no relato de Caim e Abel, em Gênesis 4. No texto, Caim é o primeiro homem nascido. É recebido por Eva como dom de Deus. É à Sua benevolência que a primeira mulher deve a maternidade. É a primeira experiência de maternidade no mundo, o que vem modificar a condição feminina tornando-a, mais do que serva e companheira de um marido, capaz de ser mãe dos seres humanos.

O texto bíblico apresenta a seguir os dois irmãos, Caim e Abel, com ocupações diferentes. Caim está ligado à prática agrícola e Abel à pastoril. Esta diferença de atividades vai caracterizar uma diferença de atitudes, pois no desenvolvimento de sua vocação individual, o ser humano cria perspectivas próprias a partir de sua experiência com o meio. No caso do relato bíblico, Caim e Abel, irão demonstrar práticas religiosas também diferentes, o que pode indicar óticas diversas no âmbito religioso-moral, em consequência das próprias atividades desenvolvidas. A divisão em duas funções distintas, conduz também para distintos sacrifícios, para distintas práticas religiosas. Cada culto pertence a uma cultura. São, portanto, dois altares e dois cultos.

Os versículos 4b e 5 nos contam que Iahweh reage diferentemente às ofertas dos irmãos. No entanto, não deixa clara a razão desta rejeição divina à oferta de Caim. É nesta incompreensibilidade da atitude divina que radica o último romance do escritor português José Saramago, intitulado "Caim".

Leia mais...