3º Domingo da Quaresma (03/03/2013)
“Se vocês não se converterem, vão morrer todos do mesmo modo”
Lucas 13, 1-9
Essa passagem somente se encontra no Evangelho de Lucas; e, ensina os discípulos que Jesus é compassivo com as falhas, fraquezas e limitações humanas, mas que também tem exigências para quem quer segui-Lo. Ele nos convida à conversão, antes que seja tarde demais!
2º Domingo da Quaresma (24/02/2013)
“Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutem o que ele diz!”
Lucas 9, 28-36
O nosso texto de hoje vem logo após o diálogo com Pedro e os discípulos, na estrada de Cesaréia de Filipe, sobre quem era Jesus e como deveria ser o seu seguimento: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga” (9, 23). Começando a passagem com as palavras: “oito dias após dizer essas palavras”, Lucas quer ligar estreitamente o texto com a mensagem anterior sobre o seguimento de Jesus até a cruz.
Encontro Zonal das Dimensões – Quito; 6-12 de fevereiro de 2013
Os representantes da zona pan-americana reuniram-se pela primeira vez para discutir as quatro dimensões da Congregação, ou seja, a Bíblia, a Comunicação, a Missão e a Jupic (justiça, paz e a integridade da criação). Eram mais de sessenta participantes, das 19 nacionalidades, representando o svd no continente norte e sul americano. O encontro aconteceu na cidade de Quito, (Equador), que fica 2808 metros acima do nível do mar, quanto ao Centro Misionero Verbo Divino, o local do encontro, era situada na beira de uma montanha, elevando a altura mais ainda, acima de 3000 metros acima do nível do mar.
O convite à conversão
(Artigo publicado na revista Missões, Jan-Feb-2013 -Ano XXXX – nº 01)
A esmola, a oração e o jejum devem ser os sinais transparentes de um coração sinceramente convertido.
O tema da conversão perpassa toda Escritura. Deus através dos seus mensageiros pede insistentemente às pessoas que voltem atrás deixem os maus caminhos, evitem pecados e pratiquem a justiça. Durante a quaresma, as leituras das celebrações litúrgicas retomam o assunto. Quaresma é um momento apto para ver a feição pecaminosa da vida humana e da vida da nossa comunidade. Durante este tempo, a igreja nos pede que pratiquemos a oração, o jejum e a caridade (Mt 6,1-17).
Embora Jesus fosse um judeu fiel, seguia as normas da sua religião, o seu entendimento dos preceitos religiosos parece ser mais amplo e profundo que dos seus conterrâneos. O seu foco não é a norma em si, mas a pessoa humana, e o bem que tal norma pode trazer para a vida do praticante. Gostaria de refletir o texto bíblico que igreja usa na quarta feira de cinzas (Mt 6,1-6.16-18) para nossa reflexão sobre a espiritualidade.
Contexto: O texto acima citado encontra-se na sessão do discurso das bem aventuranças do evangelista Mateus. Se Jesus é o anunciador, temos dois grupos que recebem o anuncio: de um lado, os discípulos, e do outro, o povo que está seguindo Jesus. Jesus se encontra na Galiléia dos gentios (Is 8,23; Mt 4,23), nos arredores da cidade de Cafarnaum. O texto que traz as colocações de Jesus sobre a oração, jejum e esmola, não é uma crítica a prática piedosa do seu tempo, mas uma recriminação aos que fanfarreiam com tais práticas. A liturgia quaresmal usa o texto pra auxiliar os fieis no processo da conversão.
1º Domingo da Quaresma (17/02/2013)
Lucas 4,1-13.
“Você adorará o Senhor seu Deus e somente a Ele servirá”
O texto expressa a luta interna de Jesus, que na realidade se deu ao longo da sua vida pública, para discernir o caminho a seguir, depois de assumir a sua missão no batismo. Jesus era totalmente humano, e assim enfrentava sempre as tentações de seguir o caminho de um messianismo falso, que não fosse o caminho do Servo de Javé. A experiência de Jesus é como a nossa; entre o nosso compromisso com o projeto de Deus e a sua vivência prática existem muitas tentações!
Jesus estava “repleto do Espírito Santo”, e era “conduzido pelo Espírito através do deserto”. O Espírito Santo não o conduz à tentação, mas é a força sustentadora d’Ele durante as suas tentações. Como o Espírito dava força a Jesus, Lucas ensina às suas comunidades que elas também poderão contar com este apoio nos momentos difíceis da vivência da sua fé!
5º Domingo Comum (10/02/2013)
Lucas 5, 1-11
“Senhor, afaste-te de mim, porque sou um pecador”
A porta de entrada desse texto, que nos traz a versão Lucana da “pesca milagrosa” (Jo 21, 1-14) é o primeiro versículo: “Certo dia, Jesus estava na margem do Lago de Genesaré. A multidão se apertava ao seu redor para ouvir a palavra de Deus.” Lucas deixa bem claro que o motivo de tanta gente buscar Jesus foi para “ouvir a Palavra de Deus”. Não para ver milagre, não para receber esmola, nem cura, mas simplesmente para “ouvir a Palavra de Deus”. E só se busca o que é agradável, o que faz bem!
A Palavra de Deus encorajava a multidão, fazia com que as pessoas se sentissem amadas, aceitas, valorizadas. A Palavra de Deus era realmente “Boa Notícia” para os humildes e sofridos. Nada deve - ou pode - substituir esta Palavra.