4º Domingo da Quaresma (30/03/2014)
Jo 9, 1-41
“Eu sou a luz do mundo”
Continuando a série de leituras evangélicas que procuram ensinar verdades sobre a pessoa e a missão de Jesus, durante a Quaresma, o texto de hoje é novamente um texto comprido, um capitulo inteiro, tirado do Evangelho de João. Como no Domingo passado (a Samaritana), encontramos traços característicos do Quarto Evangelho – o uso de dualismo, como luz/escuridão, cegueira/visão, de símbolos, de ironia e de mal-entendidos. Tudo para proclamar a fé da comunidade joanina que Jesus era “a luz do mundo” (v.5).
Comunicamos o falecimento do nosso confrade Padre Thomas Morrison
Comunicamos o Falecimento do nosso confrade Padre Thomas Morrison encontrado hoje (24/03/2014) pela manha morto em seu quarto. Ele se encontrava em tratamento a 1 mês em Ponta Grossa.
3º Domingo da Quaresma (23/03/2014)
Jo 4, 5-42
“Aquele que beber desta água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede”
O texto de hoje, quase um capítulo inteiro, é tirado do Quarto Evangelho, e portanto tem que ser interpretado levando em conta as características do Evangelho de João - entre eles, o uso de símbolos (pessoas, eventos, coisas e números) e de “mal-entendidos” para dar oportunidade para uma explicação mais profunda sobre a pessoa e missão de Jesus. O capítulo é tão denso, que é impossível fazer jus ao seu conteúdo numa curta reflexão.
2º Domingo da Quaresma (16/03/2014)
Mt 17, 1-13
“Este é o meu Filho amado, que muito me agrada”
Esse trecho vem logo após o diálogo com Pedro e os discípulos sobre quem era Jesus e como deveria ser o seu seguimento: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga” (Mt 16, 24). Começando a passagem com as palavras “seis dias depois,” Mateus quer ligar estreitamente o texto com a mensagem anterior sobre a cruz.
1º Domingo da Quaresma (09/03/2014)
Mt 4, 1-11
“Não só de pão vive o homem”
Os três Sinóticos (Mt, Mc e Lc) contam a história das tentações de Jesus logo depois do Batismo - Marcos de uma forma resumida, Mateus e Lucas de uma maneira mais elaborada. Devemos lembrar que estes relatos procuram expressar uma experiência interior de Jesus, e não devem ser interpretados ao pé da letra, de uma maneira fundamentalista.
Oitavo Domingo do Tempo Comum (2/03/2014)
Mt 6, 24-34
“Ninguém pode servir a dois senhores”
O texto nos mergulha de novo no espírito do Sermão da Montanha (Mt 5, 1 - 7, 27). Coloca os ouvintes diante da sua escolha fundamental na vida - a quem ou a que querem servir? - a Deus, vivendo os valores delineados no Sermão da Montanha, ou o Dinheiro, (que a Bíblia TEB escreve com “D” maiúsculo), ou seja, o Dinheiro como potência que escraviza o mundo a si?