Imaculada Conceição de Maria (8/12/2013)
“Eis a Serva do Senhor” ( Lc 1, 26-38)
Como o segundo domingo do advento deste ano cai no dia 08 de dezembro, a liturgia celebrada é da Festa da Imaculada Conceição de Maria. Como às vezes acontece uma confusão entre o sentido da Imaculada Conceição e da Concepção Virginal, é bom lembrar que hoje celebramos que Maria foi preservada livre do pecado original pela graça de Deus.
1º Domingo de Advento (01/12/2013)
Mt 24,37-44
"Portanto, fiquem vigiando!"
Neste primeiro Domingo do novo Ano Litúrgico, na preparação para o Natal, o texto se situa dentro do chamado "Discurso Apocalíptico" de Mateus, que inicia-se em 24, 1 e termina em 25, 46. Estes versículos (começando em v. 32) respondem a pergunta feita a Jesus pelos discípulos em v. 3 "Dize-nos quando vai ser isso, e qual será o sinal da tua vinda e do fim do mundo?"
Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo
Lc 23, 35-43
“Jesus, lembra-te de mim, quando vieres como rei”
Como é de costume na Igreja Católica, hoje, último domingo do Ano Litúrgico, celebra-se a festa litúrgica de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. A festa foi estabelecida na época dos governos totalitários nazistas, fascistas e comunistas, nos anos antes da Segunda Guerra, para enfatizar que o único poder absoluto é de Deus.
33º Domingo do Tempo Comum (17/11/2013)
Lucas 21,5-19
“Cuidado para que vocês não sejam enganados”
Chegando ao fim do ano litúrgico, encontramos uma das passagens chamadas “apocalípticas” de Lucas. É um texto realmente complexo, que olha em duas direções: lendo o que foi escrito pelo ano 85, o leitor pode olhar para trás para 19, 47 - 21,4, e ver a consequência da rejeição de Jesus e do seu ensinamento pelos líderes do Templo (a destruição do Templo pelos Romanos sob Tito no ano 70 d.C); também o leitor pode olhar além dos eventos de Lucas 22-23 e ver a vindicação do Filho do Homem por Deus, e o fortalecimento por Jesus dos seus discípulos, que serão perseguidos por sua fidelidade a Ele.
No d ia 13/11/13 faleceu Pe. João Zasowski
Nota de Falecimento
“Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar” (Jo 14,2).
A Diocese de Rubiataba e Mozarlândia comunica com grande pesar o falecimento na data de hoje (13 de novembro de 2013) do Padre Jan Zasowski SVD, conhecido por Padre João, Pároco da Paróquia Santa Luzia de Matrinchã, Estado de Goiás.
32º Domingo do Tempo Comum C (10/11/2013)
Lucas 20, 27-38
“Deus não é Deus de mortos, mas de vivos”
Mais uma vez, a nossa leitura exige que a gente tenha alguma noção dos partidos político-religiosos do tempo de Jesus. Depois de termos encontrado “os Fariseus”, “os Escribas”, e “os Herodianos”, agora entram em cena “os Saduceus”! Para entender a controvérsia no texto, é imprescindível conhecer algo sobre este partido.