50 anos de Sacerdócio do Dom Getúlio
“É bom fazer o bem!”
Gratidão a Deus e a D. Getúlio Teixeira Guimarães, SVD, nos seus 50 anos de sacerdócio.
A Congregação do Verbo Divino, a Diocese de Cornélio Procópio e a cidade de Cipotânea, MG estão em festa pelos 50 anos de sacerdócio bem vividos por D. Getúlio Teixeira Guimarães, 35 dos quais através do ministério episcopal. Uma das celebrações aconteceu em Cornélio Procópio, no dia 03 de agosto de 2016, junto com os bispos, padres, amigos e leigos da diocese, outras, semelhantes, vão seguir na sua terra natal e nos outros lugares.
18º Domingo do Tempo Comum (31/07/2016)
Lucas 12,13-21
“Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância”
Nesses versículos nos deparamos com um dos temas favoritos de Lucas - o combate à ganância, em todas as suas formas, especialmente dentro da comunidade dos discípulos de Jesus. A parábola de hoje só se encontra neste Evangelho, sublinhando assim o interesse de Lucas pelo assunto. Ressoa com todas as letras a advertência de Jesus para os seus discípulos: “Atenção! Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância” (v. 15b). Com certeza, a caminhada de mais ou menos cinquenta anos das comunidades cristãs, até a data do escrito de Lucas, tinha mostrado que os cristãos não eram isentos da tentação da acumulação de bens e do individualismo.
17º Domingo do Tempo Comum (24/07/2016)
Lucas 11,1-13 “Ensina-nos a rezar!”
O nosso texto de hoje nos traz o ensinamento da Oração do Senhor, na versão Lucana. O Novo Testamento nos traz duas versões desta oração - a única oração que o Senhor nos ensinou : Lucas 11,2-4 e Mateus 6,9-13. Normalmente os cristãos rezam na forma mateana, com sete petições e sem doxologia (oração de louvor). A versão lucana só tem cinco petições. A forma usada na Missa acrescenta a doxologia “porque Vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre”, baseada no texto trazido pela Didaché - um documento cristão do início do segundo século.
16º Domingo do Tempo Comum (17/07/2016)
Lucas 10, 38-42
“Uma só coisa é necessária”
Novamente o Evangelho de Lucas destaca o fato que Jesus e os seus discípulos “caminhavam”. É caminhando que se faz caminho, e é no caminho que se aprende o que é ser discípulo de Jesus. Todos nós estamos “no caminho”, como Jesus e os outros, só que a nossa caminhada não se mede em quilômetros, mas em anos! O Evangelho de hoje frisa muito o lado afetivo de Jesus e dos seus discípulos e discípulas. Jesus se dirige à casa de uma família em Betânia, perto de Jerusalém.
15º Domingo do Tempo Comum (10/07/2016)
Lucas 10,25-37
“Vá, e faça a mesma coisa”
A parábola do “Bom Samaritano” talvez seja, junto com a do “Filho Pródigo”, a mais conhecida de todas as parábolas de Jesus. Por isso mesmo corre o risco de ser banalizada, de não ser levada muito a sério, de ser relegada quase ao nível de folclore religioso. Merece uma atenção mais minuciosa.
A parábola situa-se logo após Jesus ter louvado o Pai por ter “escondido essas coisas ( as coisas do Reino) aos sábios e inteligentes e revelado aos pequeninos” (cf. Lc 10 ,21). Realmente, o primeiro a tentar atrapalhar Jesus é um “sábio e inteligente” - um especialista em leis.
No dia 02 de julho de 2016, faleceu Irmão Ivo
Ir. Ivo nasceu no dia 31 de agosto de 1946, no Distrito de Rio do Turvo, município de Guarapuava, PR, seus pais Vitoriano Pedro dos Santos e Dejanira Fiuza dos Santos, tinha três irmãos.Ingressou no Seminário do Verbo Divino no dia 02 de fevereiro de 1965, e no dia 02 de fevereiro de 1967 fez os primeiros votos no mesmo Seminário, e os votos perpétuos em 08 de setembro de 1974.