A profissão perpetua do Irmão Douglas Simonetti, SVD
No dia 08 de novembro, aconteceu em Toledo – PR. na Paroquia São Francisco numa celebração solene, o filho desta paróquia Ir Douglas Simonetti proferiu os seus votos perpétuos na Congregação do Verbo Divino. Estavam presentes junto com os pais de Douglas um grande número dos familiares, os membros da família Arnaldina em peso junto com outros religiosos e religiosas. Pe. Ronaldo Lobo svd o provincial da Província Brasil Sul e Pe Edson Castro provincial da Província Brasil Centro e Pe Carlos Viera Lima vice provincial da Província Brasil Norte estavam presentes junto com outros verbitas padres e irmãos. Foi uma celebração solene, bem preparada, com traços do verbo divino e o cheiro da missão.
A mutirão de atividades aconteceu com destaque a semana missionária em preparação a profissão perpetua do Irmão Douglas, na ocasião a acolhida de Padre André que abriu todos os espaços da paróquia, convocou e animou as lideranças das comunidades.
Participaram Irmãos, padres do Verbo Divino, Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, e um jovem Édipo da PJ da Paroquia Santo Arnaldo, Diadema - SP.
O Pe. Matheus, Svd e os seminaristas da Comunidade do Propedêutico Verbita acolheram os confrades e leigos missionários que foram de São Paulo, os três jovens propedêuticos participaram com muita empenho durante a semana.
Foz de Iguaçu: Reinauguração da Igreja Matriz - Paróquia São João Batista
A reforma começou em outubro de 2013, com a previsão de um ano para ser concluída. Quando os trabalhos de restauração iniciaram-se, a intenção era fazer apenas uma reforma interna. Com o início da obra, foi constatado que pelo menos 70% do prédio precisava ser reconstruído. No entanto, no decorrer dos trabalhos, devido a problemas estruturais, boa parte da igreja precisou ser destruída. Era necessária a reforma, sendo que a Igreja Matriz é quase centenária, é um dos lugares importantes que os turistas que vêm para Foz e o povo dos países vizinhos freqüentam.
A demolição começou no dia 16 de outubro. Esta foi a primeira grande reforma na paróquia, que completa 91 anos no dia 24 de junho. P. Vicente, responsável pela paróquia, dizia já no início, 'o objetivo da reforma é criar um espaço mais agradável e aconchegante para receber os fieis.
Chegaram dois novos verbitas à Província BRS
Chegada de mais dois novos verbitas à Província BRS. Os dois indonésios (Jeremias Florentinus Gili e Dionisius Ranga), que receberam sua nomeação nos anos anteriores, chegaram à Curitiba no dia 09 de outubro de 2015. Em nome da província, as boas vindas aos dois.
Reflexões Dominicais de Outubro de 2015
VIGÉSIMO SÉTIMO DOMINGO COMUM (04.10.15)
Mc 10, 2-16
“O que Deus uniu, o homem não deve separar”
Durante a caminhada d’Ele rumo a Jerusalém, onde o poder central religioso-político vai condená-Lo à morte, no intuito de acabar não somente com a pessoa d’Ele, mas com o seu projeto, Jesus, no texto de hoje, entra primeiro em controvérsia com os fariseus, os guardiães da prática fiel da Lei. Esses, que gozavam de muito prestígio diante da população mais simples, se outorgavam o direito de serem os únicos intérpretes autênticos da vontade de Deus, através da sua interpretação da Lei. Por isso entram em conflito com Jesus, não na busca de conhecer melhor a vontade do Pai, mas, como ressalta o texto “para tentá-lo” (v. 2). O campo de batalha escolhido era o debate sobre o divórcio. O texto de referência para eles era Dt 24, 1-4, onde não se trata da legitimidade do divórcio, mas, dos critérios para que possa acontecer.
140 anos da SVD; 120 anos no Brasil:
Missionários Verbitas convidam para Romaria a Aparecida.
Neste mês de setembro, os verbitas de todo o mundo estão em festa. No dia 8, comemora-se os 140 anos da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD). No Brasil, a Família Arnaldina também celebra os 120 anos de presença no País. O ponto alto dos festejos é a romaria ao Santuário Nacional, em Aparecida-SP, no próximo dia 13.Segundo Pe. Omir Oliveira, coordenador nacional da romaria, escolher Aparecida para marcar a celebração destaca a importância da Mãe de Jesus na espiritualidade do fundador, Santo Arnaldo. “Ir a Aparecida para nós é estar na casa da mãe que nos acolhe e que nos guia na caminhada da vida. Já o fizemos ao celebrarmos 100 anos no Brasil, em 1995, e agora seguimos o mesmo passo”, afirma o missionário.
Reflexões Dominicais de Setembro de 2015
VIGÉSIMO TERCEIRO DOMINGO COMUM (06.09.15)
Mc 7, 31-37 “Jesus faz bem todas as coisas”
Os eventos relatados no texto de hoje situam-se no território pagão de Tiro e Sidônia (hoje, Líbano). Marcos faz questão de sublinhar o contexto geográfico - talvez para enfatizar a missão aos gentios (pagãos) que marcava a sua Igreja. Mais uma vez estamos diante de um milagre de Jesus que manifesta o poder de Deus que age n’Ele, que causa espanto e alegria entre as testemunhas, e que leva Jesus a proibir que a notícia se espalhe no território. Em si, o relato segue o roteiro de tantos outros - uma pessoa sofrida (neste caso sofrendo de surdez e incapaz de falar corretamente), a compaixão da parte de Jesus que o leva a atender o pedido de uma cura, a cura em si, a proibição de espalhar a notícia (o chamado “Segredo Messiânico) e a incapacidade das testemunhas de guardar o segredo.