X Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar
Nos dias 26 a 28 de outubro de 2009, aconteceu o X Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar, realizado em Curitiba. O Pe. Mário José Steffen, SVD é o vice presidente nacional da ACAEHB e também participou ativamente do Congresso. Na foto vemos a presença de Dom Moacir José Vitti, arcebispo de Curitiba e também do Presidente nacional da Associação Ecumênica, Pastor Heins Ehehlert. Estavam presentes 128 congressistas de todo o Brasil. O tema central foi: "Valorizando o/a Assistente Espiritual Hospitalar". Foi um momento de profunda vivênvia do Ecumenismo.
Pe. Mário José Steffen, SVD
Encontro Interprovincial em Juiz de Fora
O encontro interprovincial é realizado todo ano para avaliar e trocar idéias a formação e as pastorais específicas das três províncias e da região Amazônica. Esse ano a Província do Norte sediou o encontro de dia 3 a 5 de Nov. em Juiz de Fora na casa nova dos idosos. Estiveram presentes os provinciais: Pe. Djalma Antônio da Silva BRN, Pe. Miguel Mc Guinness BRC, Pe. Joachim Andrade BRS e Pe. José Boeing BRA.
Os outros participantes foram os coordenadores da formação - Raju Devarakonda BRS, Alexandre Nougeira BRS, Pierre BRN, Arturo BRN, NorbertoErnst BRN, Henry Mendonça BRA, Ir. Moacir Rudnick BRC e secretário das missões Hélcio Nunes BRN. Pe. José Boeing coordenou o encontro. A formação recebeu maior atenção com os formadores apresentando seus trabalhos nas suas respectivas províncias e a região. Foi dedicado um tempo para as avaliações das casas de formação. O coordenador da Secretaria das Missões, Hélcio apresentou seus planos em melhorar a qualidade do boletim Vida Missionária. O resto do tempo foi investido para discussões em grupos. No último dia do encontro os participantes fizeram uma visita ao Filosofado. Essa foi um momento de grande alegria tanto para os estudantes quanto para os participantes. A visita terminou com um almoço e mais tarde a partilha fraterna na capela do Filosofado. O encontro interprovincial terminou com várias expectativas e planejamento das atividades para o ano 2010.
Guarapuva festeja a chegada das Relíquias de Santa Terezinha
Guarapuava festeja a chegada das Relíquias de Santa Terezinha - Veja as fotosMissão na Paróquia Santa Bakita de Paranaguá
A comunidade do postulantado de Curitiba esteve na Paróquia de Santa Bakita, Paranaguá para uma missão. Esta vez foram também os dois pré-noviços Olavo e Marcelo. O grupo foi acompanhado por Pe. Raju, formador dos Postulantes e Pe. Eduardo, o secretário das missões. Pe. Thomas Morrison, pároco da paróquia Stª. Bakita acolheu os seminaristas e fez uma introdução sobre a nova paróquia e seu povo, explicando a natureza do trabalho. Como a paróquia de Sta. Bakita é nova, há muitos desafios; a formação dos leigos e reconquistar os fiéis que por vários motivos se afastaram da Igreja no passado. Foi uma experiência que enriqueceu o grupo.
A missão durante dois dias foi de visitar as famílias e benzer as casas. Em algumas comunidades houve uma grande receptividade enquanto em outras comunidades não tanto. Esperamos que a presença Verbita nessa paróquia vai trazer frutos duradouros na missão, mesmo que esse processo seja lento. A missão de três dias terminou com a celebração da Santa Missa no dia dos finados, e a benção dos túmulos dos fiéis defuntos.
Pe. Raju, formador
Pe. Eduardo, secretário das missões
A visita do Provincial ao Mato Grosso do Sul
O Distrito de Mato Grosso do Sul, se localiza a 669 km da sede da Província, Curitiba-PR. É uma viagem longa. Porém, o provincial tem visitado o distrito com uma boa freqüência. A última visita foi na primeira semana de outubro. Teve um encontro com D. Redovino, o bispo diocesano de Dourados e aproveitou o ensejo de visitar os confrades, conversar com eles e escutá-los. Presidiu a celebração da Santa Missa onde pôde. A sua visita
Foi um dia de muita chuva até na hora da procissão. Porém, apesar do mau tempo, numerosos fieis compareceram e participaram da procissão acompanhando a imagem de nossa Senhora assenta no barco. Foi uma linda procissão que terminou com a Santa Missa. Os jovens, adultos, crianças e idosos compareceram para prestar homenagem à mãe Aparecida. Na sua reflexão o Pe. Joachim, resgatou a riqueza de “devoção a Maria” em diversas culturas e de modo particular no Brasil.
Pe. Ajay
Igreja entra em clima de Semana Missionária na Amazônia
No próximo dia 25 a Igreja Católica no Brasil vai fazer a abertura da Semana Missionária para a Igreja Católica na Amazônia. O evento é organizado pela Comissão Episcopal para Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O material de divulgação e apoio ao evento (Texto-Base, folders e cartazes) já foi distribuído para todas as dioceses do país.
A Semana, que segue até o dia 31 de outubro, terá sua abertura às 9h da manhã na catedral da Sé, em Belém (PA), com missa presidida pelo presidente da Comissão para a Amazônia, dom Jayme Henrique Chemello. Da mesma forma, a abertura também ocorrerá em todas as dioceses do Brasil.
Na sede da CNBB, em Brasília, nesta terça-feira, 20, a oração de abertura da reunião do Conselho Permanente será voltada para a Semana. Todos os funcionários e assessores da Conferência participarão do momento. Segundo a assessora da Comissão, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, o objetivo é estar unido em oração para que a Semana ocorra bem em todo o país.
“Dioceses, paróquias e comunidades devem se envolver na realização da Semana Missionária, com o objetivo de chamar atenção para a região e a realidade social e ambiental na qual o seu povo vive. Cabe às igrejas particulares de todo o país lançar um olhar sobre o evento para que façam as pessoas se interessarem pelas causas da Amazônia”, disse a assessora.
CNBB