FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR (04/01/2015)
Mt 2, 1-12
“Ajoelharam-se diante dele, e lhe prestaram homenagem”
Hoje no Brasil celebramos uma das grandes festas do Ciclo de Natal - a Manifestação do Senhor (“Epifania” em grego, cuja data tradicionalmente era 6 de janeiro), onde comemoramos o fato de que Jesus foi manifestado não somente ao seu próprio povo, mas a todos, representados pelos Magos do Oriente. Embora a festa tenha muita popularidade folclórica, ela celebra uma grande verdade da fé - que a salvação em Jesus é para todos os povos, sem distinção de raça, cor ou tradição religiosa. Retomando a grande intuição do profeta Isaías, celebramos hoje a salvação universal em Jesus.
Festa da Santa Maria, Mãe de Deus; e Dia Mundial da Paz (01/01/2015)
Lc 2, 16-21
“Maria conservava todos esses fatos e meditava sobre eles no seu coração”
Embora haja uma certa confusão sobre as referências cronológicas nas narrativas da infância de Jesus, em Lucas, - pois Quirino não foi governador no tempo de Herodes e não se tem informações extra-bíblicas sobre um recenseamento feito por Augusto - a finalidade do autor é situar o nascimento do Salvador firmemente dentro da história humana, e especialmente a história humana dos pobres e excluídos.
Festa da Sagrada Família (28/12/2014)
Lc 2, 22-40
“Ele crescia, cheio de sabedoria e o favor de Deus estava com ele”.
O Evangelho da Festa da Sagrada Família, é tirado dos primeiros capítulos de Lucas. Mais uma vez encontramos um tema muito importante para esse Evangelho – o encontro entre a Antiga e a Nova Aliança. Durante Advento, Lucas fazia paralelo entre Isabel, Zacarias e João Batista, e Maria, José e Jesus. No texto de hoje, os justos da Antiga Aliança são representados pelas figuras de Simeão e Ana, profeta e profetiza.
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo (25/12/2014)
“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós”
João 1, 1-18
Comunicação é atividade primordial de toda a humanidade, e o seu instrumento privilegiado é a palavra. Diariamente somos sujeitados a uma enxurrada de palavras, que muitas vezes servem para ofuscar a verdade, e desvirtuar a justiça, funcionando como instrumento de opressão, em lugar de solidariedade humana. Assim, é bom iniciar a nossa reflexão com uma consideração sobre o conceito que está atrás do termo “Palavra”.
4º Domingo do Advento (21/12/2014)
Lc 1, 26-38
“Faça-se em mim segundo a tua palavra”
Maria de Nazaré é a terceira figura importante nas leituras do tempo do Advento. O texto de hoje é riquíssimo, e mereceria um tratamento muito mais pormenorizado. É essencial para entendermos a figura de Maria tal como apresentada nas Escrituras.
No esquema de Lucas, a anunciação à Maria se contrapõe àquela feita a Zacarias (Lc 1, 5-22).
3º Domingo do Advento (14/12/14)
Jo 1, 6-8. 19-28
“Aplainai o caminho do Senhor”
Novamente a figura central do Evangelho de um domingo do Advento é o Precursor, João Batista. Essa vez, em um texto tirado do Evangelho do Discípulo Amado, o Batista é apresentado como testemunha de Jesus. Ele assume a identidade de quem veio gritar “Aplainai o caminho do Senhor”, usando uma frase tirada de Isaías 40, 3.